NOTÍCIAS

16/03/2020

? Proteja a sua Empresa de Ações Judiciais ?

As empresas brasileiras são figuras frequentes nas ações judiciais em trâmite no país. Em virtude disso, reduzir a judicialização dos conflitos - nos quais as pessoas jurídicas figuram como demandadas - deve ser uma prioridade da atividade desempenhada pelas assessorias e/ou departamentos jurídicos das empresas. Diante da morosidade do Poder Judiciário, litigar judicialmente tornou-se um processo muito custoso, não apenas do ponto de vista do tempo exigido, mas também, e principalmente, no aspecto financeiro.

Dessa forma, é importante compreender que, atualmente, existem várias estratégias que as empresas podem adotar e incorporar aos seus processos diários, com o intuito de evitar o ingresso de novas demandas judiciais. Para tanto, através de uma atuação jurídica preventiva, nosso escritório propõe estratégias e posturas a serem adotadas, que podem ser implementadas de maneira prática e rápida no cotidiano da empresa.

Nesse contexto, destacamos por fim, os principais pontos a serem trabalhados no âmbito jurídico, bem como na cultura da empresa como um todo, senão vejamos:

? Desenvolver uma boa política de acordos extrajudiciais e judiciais

Assim, a empresa pode impedir que conflitos cheguem a Justiça, ou ao menos consegue uma solução mais rápida e amigável para um processo judicial.

? Adotar métodos alternativos de resolução de conflitos

Outra maneira de reduzir o enfrentamento de ações judiciais é incorporar métodos alternativos de resolução de conflitos na estratégia jurídica da empresa. Os benefícios da mediação e da negociação extrajudicial vão desde a redução de ações judiciais, até a diminuição de custos da empresa, além de serem mais céleres do que a litigância no judiciário.

? Formalizar o relacionamento com empregados, parceiros, fornecedores e sócios

Neste aspecto, o jurídico entra como peça principal na produção de contratos padronizados, com cláusulas bem elaboradas e que possam proteger a empresa de possíveis descumprimentos, violações e até imprevistos, bem como na conscientização de todos sobre a importância de mantê-los assinados, registrados e arquivados.

? Manter um bom relacionamento com os clientes

Em um momento no qual as redes sociais assumiram um papel de principal canal de comunicação entre empresas e clientes, é crucial estar atento as repercussões que produtos e serviços têm perante os clientes.

? Investir em treinamento para a sua equipe de trabalho

É muito comum ocorrerem denúncias graves relacionadas às atitudes de colaboradores durante a execução de suas funções de comando em face dos respectivos subordinados. Com isto, uma solução para impedir tais situações e suas consequências é por meio de treinamentos, especialmente das pessoas que estão na linha de frente da empresa.