NOTÍCIAS

18/03/2020

Coronavírus no Brasil: veja como está a situação em cada estado após medidas para conter a pandemia

A pandemia de coronavírus fez com que governo federal, estados e municípios anunciassem diversas medidas para tentar conter a transmissão da doença no Brasil. Isso afeta escolas e universidades, transporte público, serviços de saúde, comércio, órgãos públicos e eventos.

Em nível nacional, o Ministério da Justiça e Segurança Pública anunciou nesta segunda-feira (16) que suspendeu por 15 dias as visitas a presos em penitenciárias federais. Os atendimentos por advogados também foram suspensos, mas por cinco dias.

Já o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, anunciou em uma rede social que todos os parques nacionais terão a visitação suspensa pelo período de uma semana a partir desta terça-feira (17).

Veja abaixo, estado por estado, as medidas em vigor. A lista começa com São Paulo e Rio de Janeiro, onde já há transmissão comunitária (que são casos nos quais não é possível identificar a trajetória de infecção do vírus), e segue em ordem alfabética.

Isolamento da cidade do Rio: há a possibilidade de restrição excepcional e temporária de entrada e saída da cidade, por rodovias, portos ou aeroportos.

Justiça: o Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA) estabeleceu medidas temporárias de prevenção do novo coronavírus. São elas: restrição a instalações do judiciário e novas providências no atendimento e possibilidade do trabalho home office.

Além disso, a cidade de Juazeiro determinou a suspensão de eventos, de qualquer natureza, com mais de 100 pessoas que exigem licença do poder público.

O governo anunciou decreto proibindo eventos com mais de 500 pessoas.

Além disso, em Campina Grande, a Prefeitura determinou a suspensão por até 30 dias das atividades do Teatro Municipal, Centro Cultural e do Centro de Idosos.