NOTÍCIAS

18/03/2020

INSS estabelece medidas para prevenir o contágio do COVID-19

No dia 16.03.2020, o INSS publicou a portaria 72 adotando algumas diretrizes para as unidades do INSS quanto às medidas de proteção que devem ser adotadas no atendimento ao público para prevenção ao contágio pelo Novo Coronavírus (COVID-19).

Enquanto perdurar o estado de emergência de saúde pública, serão tomadas as seguintes medidas:

  • Encerrar o atendimento não programado às 13 horas, com fechamento da unidade, permanecendo após o referido horário apenas o atendimento agendado, se for o caso.
  • A trava referente ao serviço cumprimento de exigência será alterada para 30 dias.

Agências do acordo internacional

O Brasil possui acordos internacionais de previdência social e há agências específicas que tratam do tema e, o atendimento estará suspenso enquanto perdurar o estado de emergência, vejamos:

O atendimento presencial será suspenso, tendo em vista que, em sua maioria, o atendimento é para estrangeiros ou pessoas que vieram do exterior, devendo ser afixados cartazes na parte externa do prédio, orientando o uso dos canais remotos para informações.

Guichê exclusivo do advogado

Meu INSS e INSS digital

Os gestores de APS deverão orientar os segurados e os advogados que comparecerem às unidades sobre a possibilidade de efetuar o requerimento pelos canais remotos, entregando o passo a passo disponibilizado na seção "Imprima na Agência" se possível antes da triagem.

Prioridade de atendimento

Home Office

Será reduzido para uma vez por semana, por quatro horas, os dias de comparecimento obrigatório na APS para os servidores participantes do Programa de Gestão na Modalidade Semi-Presencial (PGSP), devendo ser observada a necessidade de reorganização da escala pelo Gerente da unidade de lotação, nos termos do art. 18, § 6º, da Resolução nº 691/PRES/INSS, de 25 de julho de 2019.

Visando redução da exposição os servidores acima de 60 anos de idade, as servidoras gestantes e as lactantes participantes do Programa de Gestão na Modalidade Semi- Presencial (PGSP) e CEAB poderão realizar suas atividades na sede da Gerência Executiva durante esse período de acordo com cronograma estabelecido pela Gerência Executiva.

Os servidores retirados do atendimento ao público ou autorizados a executar o trabalho remotamente, de acordo com Ofício nº 8/DGPA/INSS de 16 de março de 2020 poderão ser alocados em uma CEAB de acordo com sua competência prévia ou disponibilidade de treinamento em serviço.