NOTÍCIAS

03/06/2020

Soldadores, mecânicos e serralheiros se aposentam antes

O trabalho no setor metalúrgico não é nada fácil. O ambiente de trabalho dos soldadores, mecânicos e serralheiros é composto por ruídos, gases e produtos químicos que estão em todo o lugar, seja na operação de máquinas, soldas, graxa, combustíveis, tintas, solventes etc.

Essa exposição faz mal para a saúde e, por isso, oferece condições especiais para uma aposentadoria. A aposentadoria especial, que é o caso deste profissional, é concedida após 25 anos de trabalho nestas atividades.

"A Reforma da Previdência trouxe algumas mudanças para a concessão deste tipo de aposentadoria, porém, muitos profissionais já possuem o direito de se aposentar e não sabem disso. É o caso da pessoa que atuou em ambiente insalubre por 25 anos ou mais", informa o advogado especialista em direito previdenciário, Carlos Alberto Calgaro.

Como todos os demais profissionais, os metalúrgicos também têm direito a aposentadoria por invalidez, por idade e por tempo de contribuição. "Uma orientação especializada faz toda a diferença para a concessão de uma aposentadoria mais vantajosa. Sabendo que esse benefício será o último salário da vida da pessoa, um valor maior faz toda a diferença inclusive na qualidade de vida", afirma o advogado.

A dica é buscar uma orientação profissional para conseguir a aposentadoria de maior valor.