NOTÍCIAS

10/06/2020

Marceneiros se aposentam antes

Os marceneiros são profissionais capazes de projetar e fabricar vários tipos de móveis. Mas o ruído das máquinas, a poeira e o manuseio de produtos químicos como tintas, colas, solventes e seladores, tornam o ambiente de trabalho prejudicial à saúde deles.

"Mesmo usando os Equipamentos de Proteção Individual (EPI's) tanto o trabalhador empregado como o proprietário da marcenaria, que trabalha na fabricação de móveis, possui direito de se aposentar depois de 25 anos nessa profissão, independentemente da idade. Muitos já têm esse direito e não sabem disso", comenta o advogado especialista em direito previdenciário, Carlos Alberto Calgaro.

Quem ainda não completou 25 anos de trabalho pode utilizar outras regras para se aposentar. "Nestes casos, é possível utilizar período de trabalho na agricultura e, em alguns casos, o tempo trabalhado frio, aquele que não teve pagamento de INSS", detalha o advogado.

A Nova Previdência trouxe várias regras de transição que, em alguns casos, podem estar beneficiando esses trabalhadores. A dica é buscar a orientação de profissional especializado na área previdenciária para assegurar a aposentadoria de maior valor.