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26/06/2020

Carta de Cobrança/ Notificação Extrajudicial

  • A carta de cobrança tem o objetivo de facilitar a cobrança de pagamentos em atraso. Por meio dela, é possível notificar o cliente sobre a dívida existente, informar a data de pagamento e até buscar acordos, negociando valores e prazos.
  • Trata-se de uma notificação extrajudicial com a qual a empresa busca resolver a pendência sem precisar realizar um protesto em cartório ou mover ação judicial.
  • Um dos meios de comunicação mais seguros, tradicionais e formais são as cartas, enviadas pelos correios, mediante registro e com direito a AR (aviso de recebimento). Tudo visando a garantia de recebimento do seu cliente. Além desse meio, temos: e-mail, sms, WhatsApp e ligações telefônicas.
  • ATENÇÃO: Segundo o CDC em seu art. 42: "Na cobrança de débitos, o consumidor inadimplente não será exposto a ridículo, nem será submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaça."
  • A melhor solução sempre será usar um tom direto, mas amigável e sem agressividade.