NOTÍCIAS

30/06/2020

Felipe Neto e OAB debatem atuação conjunta contra fake news

A Ordem dos Advogados do Brasil se reuniu com artistas e produtores de conteúdo para discutir a criação de um comitê para acompanhar as discussões de legislação sobre fake news. Um projeto sobre o tema tem votação marcada no Senado para a próxima terça-feira (30).

A ideia é defender teses que garantam a liberdade de expressão e que, ao mesmo tempo, coíbam as fake news. Uma das conversas, virtuais, reuniu o presidente da OAB, Felipe Santa Cruz, representantes do Movimento 342, da Coalizão Negra, o ator Bruno Gagliasso e o youtuber e escritor Felipe Neto, que criticado a proposta que tramita no Congresso.

A OAB e Felipe Neto também discutem a criação de um instituto para atuar na educação e na conscientização de boas práticas no uso da internet no Brasil. Além de um braço de ensino e pesquisa, a iniciativa poderia gerar relatórios para ajudar na fiscalização de fake news.

O material pode ser encaminhado ao Ministério Público e também para as plataformas de redes sociais. Seria uma forma de a sociedade civil atuar no combate aos conteúdos nocivos para a população.

Com informações da coluna da Mônica Bergamo, no jornal Folha de S.Paulo

Leia também: